ID: 8812
Autoria:
Sabrina do Nascimento, Sandro César Bortoluzzi, Ademar Dutra, Sandra Rolim Ensslin.
Fonte:
RAUSP Management Journal, v. 46, n. 4, p. 373-391, Outubro-Dezembro, 2011. 19 página(s).
Palavras-chave:
avaliação de desempenho organizacional , estudo bibliométrico , indicadores de desempenho , medidas de desempenho , produção científica
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
A questão da avaliação do desempenho organizacional continua sendo uma
atividade fundamental na gestão empresarial. Os indicadores de
desempenho assumem papel central, por configurarem-se como instrumentos
capazes de fornecer informações para o processo de tomada de decisão. No
estudo aqui apresentado, objetivou-se investigar, sob a ótica da
avaliação de desempenho organizacional,
as características dos indicadores de desempenho utilizados nas
pesquisas da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo, no
período de 2000 a 2008. Optou-se por uma pesquisa de caráter descritivo,
com abordagem qualitativa e quantitativa, que identificou 2.646 artigos
que apresentavam no título, no resumo e/ou nas palavras-chave as
terminologias: avaliação, desempenho, performance, decisão, mensuração,
avaliação de desempenho e assessment. Desses, selecionaram-se os artigos
que apresentavam os termos indicador, critério, atributo e medida,
resultando em 85 artigos que tiveram
seus conteúdos analisados. Constatou-se que 61,14% dos artigos analisados apresentavam a terminologia indicador de desempenho
(ID), e 73% não apresentavam o conceito de ID. Os indicadores utilizados apresentavam, em sua maioria, foco econômico-financeiro
e eram quantitativos com mensuração ordinal. Em linhas gerais, os
indicadores de desempenho organizacionais conseguiram atingir o objetivo
de auxiliar no processo decisório, uma vez que 76% dos artigos
investigados apresentaram as vantagens de sua aplicação.