ID: 16570
Autoria:
Maria Júlia Pantoja, Suzana Maria Valle Lima, Jairo Eduardo Borges Andrade.
Fonte:
RAUSP Management Journal, v. 36, n. 2, p. 46-56, Abril-Junho, 2001. 11 página(s).
Palavras-chave:
avaliação de treinamento , contexto pós-treinamento , desempenho , impacto , suporte à transferência
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este estudo teve como objetivos analisar os efeitos de treinamentos
sobre o desempenho de profissionais das áreas médica e paramédica, bem
como investigar as relações entre as variáveis antecedentes, agrupadas
em cinco categorias (características individuais, conduta de entrada,
treinamento, aprendizagem e suporte à transferência), e a
variável-critério impacto de treinamento. A amostra foi composta por 263
profissionais e 82 supervisores, de nível superior, de uma instituição
hospitalar da área de reabilitação do aparelho locomotor, os quais
haviam participado de cursos realizados em 1996 e 1997. Foram analisados
os dados de 76 programas de treinamento de curta e média durações.
Evidenciou-se o impacto dos cursos sobre o desempenho de 73% dos
profissionais treinados, considerando-se o conjunto de 12 indicadores
utilizados. Para investigar as relações entre as variáveis antecedentes e
a variável-critério impacto de treinamento, foram realizadas análises
de regressão múltipla. Os resultados apontaram os condicionantes
psicossociais desempenhando papel central na predição da transferência
de aprendizagem e sugerem que a efetividade do treinamento poderá ser
alcançada por meio do desenvolvimento de ações que assegurem a qualidade
do planejamento instrucional e do delineamento do contexto
pós-treinamento.