ID: 45131
Autoria:
Sylvia Therezinha de Almeida Moraes, Angela da Rocha, Jorge Ferreira da Silva.
Fonte:
InternexT - Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM, v. 12, n. 1, p. 76-90, Janeiro-Abril, 2017. 15 página(s).
Palavras-chave:
Capital Social , Internacionalização , Redes , Relacionamentos
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este estudo, a partir de perspectiva longitudinal e por meio de descrição densa, busca obter entendimento de como empresas brasileiras de software acessam as redes de parceiros internacionais e as utilizam ao longo do tempo em seu processo de internacionalização. Foram analisados quatro relacionamentos em díade entre empresas brasileiras de software e empresas internacionais, atuantes em vários países. A coleta de dados considerou tanto fontes primárias quanto secundárias, permitindo a triangulação. O uso de entrevistas com mais de um dirigente da empresa ao longo de vários anos também serviu ao propósito de triangulação. A análise de dados seguiu o protocolo recomendado para estudos de caso: descrição, codificação teórica e identificação de padrões e contrastes, incluindo comparação com a teoria e entre casos. É feita uma descrição e categorização dos processos identificados. A análise longitudinal dos relacionamentos estudados mostra uma sequência de etapas que caracterizam sua evolução. Foram identificados dois processos de evolução dos relacionamentos nas redes: entre empresas menores com multinacionais e entre empresas de porte similar. O estudo traz contribuições relevantes ao entendimento de como se iniciam e evoluem redes de relacionamento internacionais ao longo do tempo, em particular no que se refere ao papel das relações pessoais