ID: 59746
Autoria:
Gizelle Villardi Torres, Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia, Daniel Kamlot.
Fonte:
Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ, v. 24, n. 3, p. 27-46, Setembro-Dezembro, 2019. 20 página(s).
Palavras-chave:
Contabilidade , Micro e pequenas empresas , Qualidade
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Em um contexto de mercado cada vez mais competitivo, a preocupação com a qualidade dos serviços prestados tornou-se uma prioridade a ser perseguida pelas empresas, desta forma gerando valor e resultados para a atividade desempenhada, inclusive nos serviços contábeis. Este trabalho objetiva avaliar a qualidade percebida na prestação dos serviços contábeis para micro e pequenas empresas, no município do Rio de Janeiro. Com base em pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, utilizando-se de entrevistas em profundidade com roteiro semiestruturado como instrumento para coleta de dados, e a técnica de análise de conteúdo, foram selecionadas 12 micro e pequenas empresas como partícipes. Como resultados principais, percebeu-se que tais empresas optam por manter os serviços de contabilidade terceirizados, contribuindo para a redução dos seus custos, mas com frequente substituição dos prestadores, derivada da insatisfação dos clientes. A experiência do prestador dos serviços contábeis mostrou-se um fator de grande importância para os micro e pequenos empresários, principalmente em decorrência da mudança de tributação em algumas áreas. Constatou-se que o perfil de "contador ideal", elaborado pelos entrevistados, ainda não se concretizou para as empresas-clientes em questão. Apesar das muitas solicitações feitas pelos clientes, identificou-se que a confiança e a segurança são os pontos com maior êxito no trabalho executado pelos contadores, com uma tendência de recomendação dos serviços contábeis para outros potenciais clientes. Por fim, concluiu-se que a qualidade dos serviços contábeis prestados para as micro e pequenas empresas ainda necessita de atualização e mudança, devendo atuar de maneira mais estratégica do que a contabilidade convencional, observando primordialmente o atendimento às expectativas e a satisfação de necessidades dos clientes.