ID: 60247
Autoria:
Thiago Bruno de Jesus Silva, Marília Paranaíba Ferreira, Cristian Cristian Baú Dal Magro, Carlos Eduardo Facin Lavarda.
Fonte:
Revista de Administração da Unimep, v. 18, n. 4, p. 134-155, Setembro-Dezembro, 2020. 22 página(s).
Palavras-chave:
Agronegócio , Comportamento Estratégico , Cooperativas , Utilidade do Orçamento
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Os processos relacionados à gestão das cooperativas agropecuárias têm recebido pouca atenção, apesar do agronegócio brasileiro expressar grande representação econômica no PIB do país. Nesse sentido, esta investigação objetiva verificar como as utilidades do orçamento adotadas pelas cooperativas do agronegócio podem ser explicadas pelo comportamento estratégico e pelo seu tamanho. A amostra foi composta por 50 cooperativas agroindustriais do setor lácteo da região sul do Brasil. O instrumento de coleta de dados foi formado por perguntas visando à caracterização do respondente e a identificação das utilidades do orçamento e do comportamento estratégico. Para as utilidades do orçamento foi utilizada a estatística descritiva e para verificar como essas utilidades podem ser explicadas a partir do comportamento estratégico e do tamanho da cooperativa foi feita a análise fatorial e o teste paramétrico para comparação de médias (teste t). Os achados permitiram inferir que há diferença estatística de médias para o comportamento estratégico, pois cooperativas que adotaram estratégia prospectora para competir no mercado apresentaram maior utilidade do orçamento que aquelas que adotam outras estratégias (defensora, analisadora e reatora). Este achado permite inferir que as cooperativas prospectoras percebem o orçamento para quantificar fenômenos, sinalizar metas a serem alcançadas, analisar os desvios e fazer correções, em uma vertente de uso diagnóstico, e consideram a coordenação das unidades, a determinação de volumes operacionais e a motivação do pessoal como as utilidades mais importantes, visto que os valores obtidos estão acima do ponto médio da escala apresentada. Adicionalmente, encontrou-se que as cooperativas maiores também apresentam maior utilidade do orçamento que as médias, pequenas e micros. As organizações maiores tendem a ser mais descentralizadas, o que implica em delegar mais autoridade aos gestores. Assim, considera-se o orçamento com seriedade para obter maior benefício. Por outro lado, as organizações menores tendem a ser centralizadas, o que reduz a necessidade de ter uma estratégia formal de controle. Este estudo apresenta evidências que reúnem fatores de contingência à adoção de utilidades do orçamento no cenário de cooperativas do agronegócio. Como contribuição teórica, apresenta-se que o comportamento estratégico e o tamanho da cooperativa fornecem insights sobre as utilidades do orçamento em cooperativas agroindustriais do setor lácteo. No campo prático, os resultados ampliam o conhecimento dos profissionais contábeis, acadêmicos e do governo, o que auxilia as cooperativas a projetar utilidades do orçamento que se molduram de acordo com os seus fatores contextuais para almejar vantagem competitiva e, de forma consequente, melhor desempenho. Os processos relacionados a gestao das cooperativas agropecuarias tem recebido pouca atencao, apesar do agronegocio brasileiro expressar grande representacao economica no PIB do pais. Nesse sentido, esta investigacao objetiva verificar como as utilidades do orcamento adotadas pelas cooperativas do agronegocio podem ser explicadas pelo comportamento estrategico e pelo seu tamanho. A amostra foi composta por 50 cooperativas agroindustriais do setor lacteo da regiao sul do Brasil. O instrumento de coleta de dados foi formado por perguntas visando a caracterizacao do respondente e a identificacao das utilidades do orcamento e do comportamento estrategico. Para as utilidades do orcamento foi utilizada a estatistica descritiva e para verificar como essas utilidades podem ser explicadas a partir do comportamento estrategico e do tamanho da cooperativa foi feita a analise fatorial e o teste parametrico para comparacao de medias (teste t). Os achados permitiram inferir que ha diferenca estatistica de medias para o comportamento estrategico, pois cooperativas que adotaram estrategia prospectora para competir no mercado apresentaram maior utilidade do orcamento que aquelas que adotam outras estrategias (defensora, analisadora e reatora). Este achado permite inferir que as cooperativas prospectoras percebem o orcamento para quantificar fenomenos, sinalizar metas a serem alcancadas, analisar os desvios e fazer correcoes, em uma vertente de uso diagnostico, e consideram a coordenacao das unidades, a determinacao de volumes operacionais e a motivacao do pessoal como as utilidades mais importantes, visto que os valores obtidos estao acima do ponto medio da escala apresentada. Adicionalmente, encontrou-se que as cooperativas maiores tambem apresentam maior utilidade do orcamento que as medias, pequenas e micros. As organizacoes maiores tendem a ser mais descentralizadas, o que implica em delegar mais autoridade aos gestores. Assim, considera-se o orcamento com seriedade para obter maior beneficio. Por outro lado, as organizacoes menores tendem a ser centralizadas, o que reduz a necessidade de ter uma estrategia formal de controle. Este estudo apresenta evidencias que reunem fatores de contingencia a adocao de utilidades do orcamento no cenario de cooperativas do agronegocio. Como contribuicao teorica, apresenta-se que o comportamento estrategico e o tamanho da cooperativa fornecem insights sobre as utilidades do orcamento em cooperativas agroindustriais do setor lacteo. No campo pratico, os resultados ampliam o conhecimento dos profissionais contabeis, academicos e do governo, o que auxilia as cooperativas a projetar utilidades do orcamento que se molduram de acordo com os seus fatores contextuais para almejar vantagem competitiva e, de forma consequente, melhor desempenho.