ID: 45986
Autoria:
Timóteo Guimarães da Conceição, Marina Figueiredo Moreira.
Fonte:
Revista Economia & Gestão, v. 17, n. 46, p. 60-79, Janeiro-Abril, 2017. 20 página(s).
Palavras-chave:
Inovação , Inovação em serviços , Modelos de Inovação , Pesquisa e Desenvolvimento , Serviços de software
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este estudo investigou o papel desempenhado por atividades de P&D e clientes nas práticas de gestão da inovação em empresas desenvolvedoras de serviços de software no Distrito Federal (DF). Realizou-se estudo de casos múltiplos com dez unidades de análise com coleta de evidências por entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo por codificação temática. Os resultados permitiram caracterizar o processo empírico de gestão da inovação efetivamente adotado nos casos como sendo de baixa formalização, baixa estruturação e com altos índices de retrabalho, sendo muitas vezes disparado por fontes não tradicionais. Ressalta-se como principal contribuição do artigo o apontamento da dissonância entre o discurso dos entrevistados sobre a importância de clientes e P&D e o efetivo papel desempenhado por esses inputs nas práticas organizacionais. Conclui-se, assim, que os modelos teóricos embasam o discurso dos entrevistados; mas não suas práticas organizacionais.