ID: 44438
Autoria:
Edmilson de Oliveira Lima, Reed Nelson, Vânia Maria Jorge Nassif.
Fonte:
Revista de Administração da UFSM, v. 9, n. 4, p. 579-605, Outubro-Dezembro, 2016. 27 página(s).
Palavras-chave:
classe social , empreendedorismo , gênero , mulheres , país emergente
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Em todo o mundo, pesquisas têm identificado uma forte associação entre classe social e várias dimensões relativas ao empreendedorismo, tais como intenção empreendedora, frequência de fundação de negócios, crescimento e sucesso. De modo semelhante, pesquisadores identificaram uma associação entre o gênero e uma série de comportamentos e resultados empreendedores. Há, contudo, poucos estudos que consideram interações possíveis entre classe social, gênero e empreendedorismo, especialmente fora dos Estados Unidos e da Europa continental. Usando a afiliação a universidades de níveis distintos de prestígio como um indicador de classe social, o presente artigo foca a interação entre classe social e gênero e vários aspectos do empreendedorismo em quatro amostras que totalizam 14.807 respostas de estudantes universitários brasileiros de graduação. Ainda que confirme parte significativa da pesquisa existente sobre classe social e empreendedorismo, por um lado, e sobre gênero e empreendedorismo, por outro, este artigo identifica numerosas relações inesperadas entre gênero, classe social e conceitos relacionados aos comportamentos empreendedores.