ID: 55174
Autoria:
Vítor do Nascimento da Silva, Maurício Rissi.
Fonte:
Revista Capital Científico - Eletrônica, v. 17, n. 4, p. 44-64, Outubro-Dezembro, 2019. 21 página(s).
Palavras-chave:
Bibliometria , Gestão de projetos , Gestão estratégica , Gestão universitária
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
O presente estudo teve por objetivo realizar uma análise bibliométrica sobre a gestão de projetos na gestão estratégica de universidades. Como método de pesquisa utilizou-se a análise bibliométrica, com coleta de dados realizada nos meses de outubro e novembro de 2018, e, teve como critério de seleção as publicações que contivessem palavras-chave associadas aos eixos temáticos: “gestão estratégica” e “gestão universitária” e “gestão de projetos”. Após a etapa de seleção, foi possível compor um portfólio bibliográfico com vinte e uma publicações (dezenove artigos e duas dissertações). A análise considerou os seguintes elementos: temáticas mais abordadas; palavras-chave mais frequentes; métodos de pesquisa mais aplicados; relevância dos periódicos; reconhecimento científico dos artigos; autores; referências bibliográficas mais utilizadas. Os resultados demonstram que o método de pesquisa mais aplicado nas publicações do portfólio é o estudo de caso, que a temática mais abordada é “escritório de gerenciamento de projetos” e que a referência bibliográfica mais citada é “Project Management Institute (PMI). Um guia do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos (Guia PMBOK)”. O estudo também apresenta o estrato qualis dos periódicos em que foram publicados os artigos, bem como as instituições de origem dos autores do portfólio. Conclui-se com o estudo que as publicações abordam o tema gerenciamento de projetos de maneira ampla sem analisar com profundidade as especificidades do projetos desenvolvidos no âmbito das instituições universitárias, o que permite constatar a ausência de referências bibliográficas específicas sobre o gerenciamento de projetos de ensino, de pesquisa, de extensão e de gestão em universidades.