ID: 67675
Autoria:
Paulo José Feliciano Fernandes, Lívio Marucci Prado, Daniel José Trindade Pepe, Vinicius Menon Santucci, Luis Paulo Paglioni Marcondes.
Fonte:
Revista Inteligência Competitiva, v. 2, n. 1, p. 0-0, Janeiro-Março, 2012. 1 página(s).
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
O presente trabalho é uma pesquisa sobre a relação entre o auto-monitoramento e a referência do consumidor entre marcas globais e locais para categorias de produtos no grid (matriz) FCB. Porém também mede a preferência do consumidor entre marcas globais e locais no mundo moderno já que as diferenciações entre ambas e suas características cada vez mais vão a direções ambíguas no mercado internacional. Dessa forma a intenção do estudo foi também ver até onde as pessoas se deixam influenciar por convicções e crenças, o que
ocasiona seu auto-monitoramento, em relação a marcas globais e locais. Para tanto o estudo foi realizado com quatro categorias de produtos diferentes de cada um dos quadrantes do grid FCB (computadores, perfumes, chocolates, sabonete). Cada quadrante é formado através do cruzamento entre o nível de envolvimento e critério de compra (emocional ou pensamento). Dessa forma mediu-se o nível de auto-monitoramento e o grau de preferência entre marcas globais e locais do consumidor na região metropolitana de São Paulo, através de pesquisas qualitativas em um primeiro momento, e posteriormente através de pesquisas quantitativas.