ID: 49674
Autoria:
Vitória Nonato Massini, Alexandre Leonarde.
Fonte:
Turismo em Análise, v. 29, n. 1, p. 74-88, Janeiro-Abril, 2018. 15 página(s).
Palavras-chave:
Entretenimento cultural , Identidade , São Paulo , Turismo
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
A identidade é instável e devido a isso pode mudar com diversos fatores como: sociedade, época, atores sociais, política e meios de comunicação. Antes São Paulo era a terra da garoa, e hoje a garoa se tornou mínima perto do que acontece na vida cosmopolita da cidade. Com isso, o objetivo da presente pesquisa é investigar se a identidade de São Paulo faz jus ao que ela oferece de entretenimento cultural. Por meio de uma pesquisa de gabinete, analisam-se as identidades da cidade ao longo dos anos, assim como, através de uma coleta de dados online, estuda-se como as agências e operadoras turísticas representam a capital nos seus sites, ou seja, para os turistas. Os resultados da coleta foram reproduzidos em duas imagens de nuvens de palavras, uma com os adjetivos da descrição de “Sampa”, e outra com os atrativos mais indicados. Observou-se que o entretenimento na cidade já é destaque, sendo considerada a capital do entretenimento da América Latina.