ID: 61136
Autoria:
Altieres Oliveira Silva, Viviane Coêlho de Séllos-Knoerr, Diego dos Santos Janes, Jose Alberto Monteiro Martins.
Fonte:
International Journal of Professional Business Review, v. 5, n. 2, p. 0-0, Julho-Dezembro, 2020. 1 página(s).
Palavras-chave:
Escrita científica , Periódicos científicos , Publicação científica , Resumo estruturado
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
Contextualização: Resumos estruturados (com subtítulos como este) estão em fase de adoção por periódicos científicos (estrados B1 e B2) em Ciências Sociais Aplicadas – Administração.
Objetivo: O objetivo deste artigo é esclarecer ao leitor que os resumos estruturados tornamse uma tendência em revistas científicas de Ciências Sociais Aplicadas – Administração.
Método: O presente estudo utiliza o método empírico e dedutivo, por intermédio de uma abordagem quantitativa e qualitativa; quanto ao procedimento, é uma pesquisa bibliográfica, mediante a revisão de estudos e artigos científicos realizados sobre o tema e websites de periódicos científicos na base SPELL ANPAD, visando esclarecer a relevância do resumo estruturado na elaboração de artigos científicos, dissertações e teses.
Resultados: Dos 120 periódicos científicos sobre o tema de administração pesquisados na base Spell, observa-se que apenas 17% dos periódicos adotam o resumo estruturado. A amostra analisada permite evidenciar que o resumo estruturado é mais utilizado por periódicos situados nos estratos B1 e B2 no ranking Spell (ANPAD).
Conclusões: Recomenda-se que os editores/autores de revistas de ciências sociais considerem a adoção de resumos estruturados. Acrescenta-se, também, que os resumos estruturados elaborados para periódicos de Ciências Sociais Aplicadas são mais informativos, mais fáceis de ler e de pesquisar ao compará-los com os resumos tradicionais.