ID: 67722
Autoria:
Hávila Maria Abreu Barbosa, Sueldo Lopes Câmara Júnior, Pablo Marlon Medeiros da Silva, Walid Abbas El-Aouar, Laís Karla da Silva Barreto.
Fonte:
Revista de Administração da Unimep, v. 19, n. 7, p. 318-333, Janeiro-Maio, 2022. 16 página(s).
Palavras-chave:
Carreira , Entrincheiramento , Funcionários , Organizações , Permanência
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Os estudos que envolvem os vínculos entre profissionais e organizações evoluem continuamente em busca de entender os principais desafios e o que cada um espera do outro para que seus objetivos sejam atendidos. Nesse contexto, um dos fenômenos que ganhou força na agenda de pesquisa mundial foi o Entrincheiramento Organizacional, compreendido como um vínculo de permanência de indivíduos que não estão ligados emocionalmente às organizações as quais prestam serviço, mas por relacionamentos interpessoais, investimentos realizados e benefícios que compensam sua continuidade, mesmo satisfeito ou não com sua carreira no ambiente de trabalho. Este artigo analisa o Entrincheiramento Organizacional em profissionais de empresas terceirizadas do ramo de limpeza que prestam serviço em uma instituição federal de ensino. O artigo, de natureza descritiva e explicativa, com abordagem quantitativa, do tipo survey, foi realizada com 108 funcionários que desempenham a função de auxiliar de serviços gerais em empresas terceirizadas que prestam serviços de limpeza em seis campi de uma organização pública federal no Estado do Rio Grande do Norte, utilizando se, para esse fim, a Escala de Entrincheiramento na Carreira (EEC), elaborada por Carson, Bedeian e Carson (1995) e adaptada e validada para o Brasil por Magalhães (2008). Para a análise dos dados, foi utilizado o programa SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) versão 21.0, utilizando-se de módulos de estatística descritiva e correlação de Spearman. Os resultados apontaram para a predominância das dimensões “custos emocionais” e “limitação de alternativas”, mostrando que os profissionais do ramo estudado tendem a manter seus vínculos com a organização por manterem forte ligação com colegas e por temerem não ser absorvidos no mercado de trabalho caso peçam demissão do emprego; como também apresentaram três associações entre algumas variáveis sociodemográficas estabelecidas no estudo com as dimensões do Entrincheiramento Organizacional. A presente pesquisa trouxe contribuições para o conhecimento científico, proporcionando amadurecimento teórico-prático para um tema relevante para a Administração. Do ponto de vista prático, ampliou nas organizações terceirizadas o conhecimento necessário para adotar estratégias a fim de reduzir os impactos negativos que o Entrincheiramento Organizacional pode ocasionar-lhes, como também aumentar o grau de comprometimento afetivo, que pode gerar ganhos para si e para os seus empregados. Novas investigações foram sugeridas no sentido de aprofundar a temática do Entrincheiramento Organizacional nos grupos estudados, aconselhando-se o emprego de outros métodos, tais como o qualitativo e triangulação, enriquecendo, portanto, o entendimento da relação aqui proposta. Propôs-se, ainda, pesquisas, utilizando-se de outros construtos, como o consentimento organizacional e comprometimento afetivo, a fim de mensurar se há uma maior relação entre esses e os empregados do ramo de limpeza nas empresas investigadas.