ID: 52120
Autoria:
Walter Souto de Sousa.
Fonte:
Gestão & Conexões, v. 8, n. 1, p. 43-63, Janeiro-Abril, 2019. 21 página(s).
Palavras-chave:
Empresa Socialmente Responsável , Percepção de Confiança de Stakeholders , Responsabilidade Social Corporativa
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
Objetivou-se identificar as dimensões da Responsabilidade Social Corporativa que estão associadas à confiança dos stakeholders em empresas socialmente responsáveis. Foram identificadas quatro dimensões da RSC e uma da confiança, que são mensuradas por meio de variáveis sob a forma de afirmações, sendo a base para o questionário desta investigação. Foi realizada uma pesquisa descritiva, quantitativa, com dados primários e corte transversal. Com o questionário aplicado, foram identificados 210 respondentes que afirmaram conhecer alguma empresa com ações voltadas a RSC. Os resultados apontaram para uma concordância perante a percepção de valorização das ações de RSC e uma concordância menos expressiva quanto à percepção de confiança. Também foi identificada uma relação direta das Dimensões Social e Governo, e inversa da Dimensão Cliente com a variabilidade da percepção de confiança dos stakeholders em empresas socialmente responsáveis, atribuindo assim à identificação da existência de uma interferência da RSC na percepção de confiança.