ID: 14784
Autoria:
Wilson Pizza Junior.
Fonte:
Revista de Administração Pública, v. 19, n. 2, p. 98-117, Abril-Junho, 1985. 20 página(s).
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O
presente artigo tem como objetivo trazer à discussão alguns temas
permanentemente ausentes dos cursos de administração da produção, e dos
cursos de administração em geral. É comum que esses cursos iniciem as
atividades acadêmicas com a resolução de complicados problemas de gestão
empresarial, utilizando o "método do caso", e que os participantes
sejam adestrados para operar com o fantástico universo produtivo, sem
terem qualquer noção do que seja a sua natureza, origem, ou mesmo a
razão de ser do seu leit-motiv: a máquina. Semelhante
pauperismo é justificado sob a alegação de que tal discussão não é
necessária, ou conveniente, ou deveria ser objeto de outro curso (ou
outro nível), e reflete não só a qualidade do conteúdo mas também dos
seus integrantes. Contudo, o motivo é outro, e reside no fato de que o
estudo e o ensino da administração estão fundamentados em uma ideologia
travestida de ciência: a da sociedade centrada no mercado, onde a
máquina é não só um instrumento como também um símbolo.