ID: 5348
Autoria:
Wilton Garcia.
Fonte:
Revista Brasileira de Marketing, v. 7, n. 1, p. 83-89, Janeiro-Junho, 2008. 7 página(s).
Palavras-chave:
Comunicação , Estudos contemporâneos , Linguagem , Subjetividade , Tecnologia
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este texto desenvolve uma reflexão crítica sobre comunicação e tecnologia enquanto produção de conhecimento e subjetividade, ao considerar os aspectos socioculturais e políticos. Como atribuir (re)dimensões de valores ideológicos aos tecnológicos? Nesse contexto, privilegia-se uma situação emergente acerca da implantação do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD). Corpo, experiência e imagem elencam-se como categorias críticas, as quais se inscrevem de modo diluído ao longo dessa pesquisa, a partir da linguagem – estratificada entre cultura e representação. Dos estudos culturais às novas tecnologias, evocam-se os estudos contemporâneos (do corpo, da cultura, da linguagem e das novas tecnologias). Assim, tais estudos (BHABHA, 1998; CANCLINI, 1998; COSTA, 2004; EAGLETON, 2005; GUMBRECHT, 1998; HALL, 2003; HUTCHEON, 2000; LÉVY, 1999; MATURANA, 1997; YÚDICE, 2004), estrategicamente, contextualizam uma abordagem teórico-metodológica para evidenciar noções de atualização e inovação. A metodologia, aqui, constitui-se a partir da descrição de objetos e respectivos contextos a serem investigados de modo multidisciplinar.