ID: 61153
Autoria:
Zafer Adiguzel, Fatma Sonmez Cakir.
Fonte:
International Journal of Innovation, v. 8, n. 3, p. 489-515, Setembro-Dezembro, 2020. 27 página(s).
Palavras-chave:
Desempenho da empresa , Desempenho da inovação , Gestão da diversidade , Liderança carismática , Velocidade da inovação
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
Objetivo do estudo: O objetivo deste estudo foi analisar as relações entre as variáveis gestão da diversidade, liderança carismática, velocidade de inovação, desempenho inovador e desempenho da empresa. Metodologia/Abordagem: Foi realizado um estudo survey com 427 funcionários (técnicos e engenheiros) que atuam em empresas que atuam na indústria de transformação no âmbito do objetivo da pesquisa. Os programas SPSS 25 e SPSS AMOS foram usados de forma incremental, e os dados adquiridos foram avaliados e analisados.
Originalidade/Relevância: Nesta pesquisa, os trabalhadores de colarinho branco constituíram nosso grupo de amostragem porque desempenham um papel fundamental na inovação de produtos. Durante a coleta dos dados de análise, as primeiras 500 empresas registradas na Câmara da Indústria de Istambul foram determinadas, e as empresas de manufatura que operam em Istambul constituíram a parte principal do estudo. Principais resultados: Como resultado da análise, entende-se que a gestão da diversidade e a liderança carismática influenciam positivamente a inovação e o desempenho.
Contribuição teórica/metodológica: Em termos de inovação e desempenho da empresa, o estudo revelou o efeito mediador da liderança carismática ligada à gestão da diversidade.
Contribuições sociais/gerencias: Para que as organizações realizem atividades criativas e inovadoras, é muito importante administrar com eficácia as diferentes ideias e pensamentos dentro das organizações. Na verdade, a liderança carismática afeta positivamente os funcionários, ajudando-os a ter um melhor desempenho. Portanto, os funcionários devem estar ativamente envolvidos para realizar a inovação com sucesso.