ID: 2527
Autoria:
Claudia Abramczuk, Zandra Balbinot, Marie Anne Macadar, Alexandre Reis Graeml.
Fonte:
BASE - Revista de Administração e Contabilidade da UNISINOS, v. 6, n. 4, p. 328-339, Outubro-Dezembro, 2009. 12 página(s).
Palavras-chave:
internacionalização , PMEs , turismo , vitrine virtual democrática
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Em uma sociedade globalizada e marcada pelo acirramento da concorrência, as empresas precisam, cada vez mais, conectar-se aos seus clientes. Nesse panorama em que um reforço mútuo entre globalização, tecnologias de informação e comunicação aumentam o acesso à informação e a conexão entre as pessoas, surgem inúmeras oportunidades para a área de turismo internacional. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é discutir o uso que as pousadas do litoral nordestino brasileiro fazem da Internet como uma vitrine virtual para divulgar seus serviços e captar novos potenciais clientes, principalmente internacionais. Para tanto, utilizou-se um protocolo de coleta de dados, priorizando quatro vertentes de análise: primeira impressão deixada pelo site, conteúdo, qualidade e design. Com base na análise realizada, verificou-se que o uso da Internet ainda é muito restrito, já que um número reduzido de pousadas explora um pouco mais do que as funcionalidades simples e de baixo custo. Embora a primeira impressão evidenciada pelos sites visitados possa ser positiva, aspectos relevantes no contexto de concorrência internacional são menosprezados, fato que leva as pousadas nordestinas a perderem uma oportunidade importante de divulgação e realização de negócios.