ID: 59721
Autoria:
Marco Aurélio Sanches Fittipaldi, Denis Donaire.
Fonte:
Gestão & Regionalidade, v. 36, n. 109, p. 4-30, Setembro-Dezembro, 2020. 27 página(s).
Palavras-chave:
atratividade , Cluster comercial , Intenção de compra e intenção de venda , Varejo
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O agrupamento de lojas espontâneo, cluster comercial espontâneo, tem se apresentado como tendência em grandes centros comerciais ou ruas de grande movimento. O presente estudo buscou analisar a atratividade de três clusters comerciais espontâneos de automóveis da cidade de São Paulo, por meio de uma pesquisa quantitativa descritiva, utilizando equação estrutural, com questionário estruturado a 104 consumidores e 104 varejistas, permitindo comparar as diferentes visões. Os resultados indicaram que a atratividade apresentou forte correlação entre as intenções de compra e venda nos clusters comerciais espontâneos pesquisados. Em relação ao marketing mix, verificou-se que há convergência na visão de consumidores e varejistas sobre a importância dos fatores de atratividade: apresentação, pessoal e serviços, mix de produtos e promoção. A observância desses resultados pode trazer úteis contribuições para a competição entre clusters comerciais espontâneos, que se apresentam como formas de organização cada vez mais comuns nos negócios, notadamente nos países em desenvolvimento.