ID: 460
Autoria:
Tânia Fischer.
Fonte:
Organizações & Sociedade, v. 17, n. 52, p. 209-219, Janeiro-Março, 2010. 11 página(s).
Palavras-chave:
Educação de administradores , Ensino de administração , Mestres em administração
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Tendo a vida de professor de Alberto Guerreiro Ramos como referência empírica e inspiração, este artigo pretende sinalizar para as possibilidades da pesquisa sobre a vida e obra de professores da administração, pois a trajetória dos mesmos contribui para compreendermos o contexto de ensino do presente e os movimentos de convergência e dissonância de campos estruturantes das áreas de administração. O que se propõe, para trabalhos futuros, é destacar a importância de uma agenda de questões de pesquisa sobre a história do ensino de administração com os seguintes focos e níveis de análise: (1) a vida dos mestres referenciais, enquanto construções artesanais de si e sua perduração na memória dos outros; (2) os legados de ensino desde as aulas até os projetos curriculares que se repetem e perduram como cursos de graduação e pós-graduação em administração; (3) a história das instituições de ensino de administração no Brasil; (4) a história das disciplinas ou a história da evolução do pensamento na área de administração, considerando-a, na verdade, uma interdisciplina confluente de diversos campos de saberes e práticas. Ou seja, propõe-se uma agenda de questões de pesquisa sobre o ensino de administração e algumas estratégias de institucionalização de um campo temático que articule as disciplinas de administração, história e a história do ensino de administração.