ID: 40168
Autoria:
Henrique César Melo Ribeiro.
Fonte:
Contabilidade Vista & Revista, v. 26, n. 3, p. 80-105, Setembro-Dezembro, 2015. 26 página(s).
Palavras-chave:
Produção acadêmica , Rede social , Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A análise da produção acadêmica por meio de indicadores bibliométricos e sociométricos está se alargando e com isso tornando-se uma tendência para melhor entender e compreender como se desenvolvem determinadas áreas do conhecimento, temas e até periódicos científicos (NASCIMENTO; ODDONE, 2015). Diante do contexto, versa-se a seguinte questão de pesquisa deste estudo: Qual o perfil e a produção acadêmica do estado da arte dos artigos divulgados pela revista BASE da Unisinos, de 2004 a 2014? Neste diapasão surge o objetivo deste estudo que foi: analisar o perfil e a produção acadêmica do estado da arte dos artigos divulgados pela Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos (BASE), de 2004 a 2014. Para isso utilizou-se a bibliometria e a rede social, realçando a análise two-mode. Em relação a rede two-mode, ressalta-se que elas compreendem as ligações entre dois conjuntos distintos de atores; o termo “modo” refere-se a categorias específicas de atores. Os principais achados foram: Ilse Maria Beuren se destacou como a acadêmica com maior centralidade de grau e de intermediação. A Universidade de São Paulo (USP) ficou em evidência neste estudo ao ficar em realce nas centralidades de degree e betweenness. Realça-se que o degree e betweenness, são medidas de centralidade, de grau e de intermediação respectivamente, sendo que ambas são métricas importantes e que contribuem para agregar na análise de redes sociais. Contudo, ao observar a análise two-mode dos atores IES e autores, constatouse também a proeminência da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), além da USP, ou seja, elas têm o maior número de pesquisadores vinculados respectivamente a elas, contribuindo para o destaque de ambas na proficuidade de artigos publicados na revista em investigação. Em relação aos temas mais publicados, destacaram-se: governança corporativa, marketing, gestão de custos, estratégia de internacionalização e índices econômico-financeiro, sendo que os quatro primeiros também ficaram em evidencia ao se visualizar a rede two-mode. Ou seja, no que se refere a rede two-mode dos temas e autores, robustecendo a importância destas temáticas no desenvolvimento da produção científica do periódico analisado e mostrando a preocupação e a acuidade desta revista no alargamento, fomento, aperfeiçoamento, difusão, contribuição e socialização não somente destes assuntos que ficaram em relevo e são essenciais para a criação de valor no conhecimento, mas também dos demais temas, colocando a mencionada revista como uma das principais das áreas de Administração e Ciências Contábeis no Brasil.