ID: 7923
Autoria:
Eda Castro Lucas de Souza, Renato Ribeiro Fenili.
Fonte:
Revista de Ciências da Administração, v. 14, n. 33, p. 103-118, Maio-Agosto, 2012. 16 página(s).
Palavras-chave:
Internacionalização de Empresas , Negócios Internacionais , Produção Científica
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
O objetivo deste ensaio é identificar e discutir a produção científica
sobre internacionalização de empresas para apresentar uma agenda de
pesquisa concernente ao tema a partir das direções apontadas no estado
da arte dos estudos desse fenômeno. Adicionalmente, este texto busca
delinear e caracterizar as perspectivas teóricas que predominam nessa
produção. Por meio de revisão da produção acadêmica brasileira e
estrangeira sobre internacionalização, publicada no período de janeiro
de 2005 a setembro de 2011, foram selecionados 141 artigos,
identificando-se a carência de trabalhos que promovessem uma discussão
direta sobre a relação entre internacionalização e cultura,
especialmente no que concerne às iniciativas brasileiras. A análise dos
textos selecionados permitiu uma taxonomia dos estudos em três
perspectivas teóricas: econômica, comportamental e cultural. Ao final, e
com apoio na análisedos artigos publicados, propõe-se uma agenda de
pesquisa a respeito do tema internacionalização de empresas, elaborada a
partir das lacunas apontadas no estado da arte dos estudos sobre esse
fenômeno.