ID: 5792
Autoria:
Emerson Wagner Mainardes, Maria José Silva, Maria José Domingues.
Fonte:
Revista Ibero-Americana de Estratégia, v. 10, n. 2, p. 58-83, Maio-Agosto, 2011. 26 página(s).
Palavras-chave:
Estratégia em serviços , Gestão universitária , Novos cursos de ensino superior , Serviços educacionais
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
Neste estudo, apresenta-se uma proposta de um modelo que sistematiza o processo de construção de um novo curso de ensino superior. A partir dos fundamentos que norteiam as estratégias em serviços e da oferta de novos serviços, e apoiado nos estudos encontrados sobre o desenvolvimento de novos serviços para o setor educacional, foi possível a construção do modelo, que é dividido em: antecedentes, desenvolvimento e implementação do novo curso no ensino superior. Ao final da pesquisa, apresenta-se um estudo de caso de uma instituição de ensino superior que segue determinados procedimentos para oferecer um novo curso superior e que permitiu comparar o modelo proposto com os processos realizados pela instituição investigada. O modelo proposto orienta a oferta de novos cursos ao mercado, bem como dá um primeiro passo para a investigação científica sobre a temática.