ID: 14618
Autoria:
Fernando de Souza Coelho, Alexandre Mendes Nicolini.
Fonte:
Organizações & Sociedade, v. 20, n. 66, p. 403-422, Julho-Setembro, 2013. 20 página(s).
Palavras-chave:
Administração Pública , Ensino , Graduação , História
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A história do ensino na graduação em Administração Pública (AP) no país
ainda carece de sistematização, dada a diminuta quantidade de estudos
descritivos e de investigações analíticas do tema, como as teses de
Fischer (1984), Coelho(2006), Nicolini (2007) e, tangencialmente,
artigos ou relatórios de pesquisa.Defronte dessa lacuna, o objetivo
deste trabalho é tanto propor uma periodização para tal ensino no
Brasil, como contribuir com a descrição e análise de um dos seus
ciclosou estágios de construção. Metodologicamente, o artigo faz a
revisão bibliográfica daquelas obras que abordam direta e indiretamente o
tema, analisa as leis e pareceres sobre o ensino na graduação em AP e
considera os projetos pedagógicos, prospectos e textos de discussão de
instituições de ensino que ofereciam esse curso entre 1966 e 1982. No
que se refere aos resultados, são identificáveis três ciclos da
formaçãoacadêmica em AP: o primeiro ciclo mostra a irradiação do ensino
em sua graduaçãoentre 1952 e 1965, o segundo ciclo enfoca o auge e o
declínio desse ensino no períodocompreendido entre 1966 e 1982, no qual o
trabalho se concentra, e o terceiro ciclomostra um (re)alento para a
área, quando novas proposições de formação emergemnos anos de 1983 a
1994. As conclusões mostram, no segundo ciclo, a influência
norte--americana no ensino de Administração no Brasil, a indefinição
entre os campos de AP e Administração de Empresas (AE), o impulso dado
ao ensino de AE pelo Decreto-leinº 200 e o desestímulo ao ensino de AP
pelo enforcement do Currículo Mínimo e pelaretração do mercado de
trabalho para os administradores públicos.