ID: 31583
Autoria:
Marcus Vinícius Medeiros de Araújo, Fernando Antonio de Melo Pereira, Lana Viviane Linhares da Costa Silva, Jean Marcel Cunto Lima, Joilza Karla Bezerra de Araújo.
Fonte:
Administração: Ensino e Pesquisa, v. 15, n. 2, p. 237-237, Abril-Junho, 2014. 1 página(s).
Palavras-chave:
epistemologia , estágio docência , metodologias de ensino
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
Este artigo tem como objetivo identificar, de forma exploratória, os fundamentos epistemológicos das metodologias de ensino adotadas e criadas por alunos de pós-graduação de Mestrado em Administração. Este é um estudo qualitativo, onde os dados primários foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. A técnica utilizada para tratamento dos dados foi a análise de conteúdo. Os resultados mostram que os professores orientadores do estágio de ensino têm uma inserção ativa e satisfatória durante as atividades em sala de aula. Observou-se uma polarização entre os professores na fase de planejamento do ensino de disciplinas alvo do estágio docência. Há uma predominância na adoção de aulas expositivas e metodologias de ensino utilizadas pelos professores. Concluiu-se que na disciplina de estágio docência, uma perspectiva epistemológica empirista tem prevalecido.