ID: 44504
Autoria:
Simone Sehnem, Fábio Lazzarotti, Fernando Fantoni Bencke.
Fonte:
International Journal of Innovation, v. 4, n. 2, p. 42-58, Julho-Dezembro, 2016. 17 página(s).
Palavras-chave:
Eco-inovações , Empresas Industriais , Inovação , Práticas Sustentáveis , Sustentabilidade
Tipo de documento: Artigo (Inglês)
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Este estudo teve como objetivo analisar o nível de adoção das práticas sustentáveis e eco-inovações implantadas nos processos de empresas industriais. O estudo foi desenvolvido em 300 empresas industriais localizadas no sul do Brasil. Consiste em uma survey que fez uso de questionário escalar de mensuração itemizado. Atribuiu-se um escore numérico que vai de 1 a 7, variando de Nunca Adota a Sempre Adota, para cada um dos indicadores avaliados. A elaboração do questionário foi constituído por meio da fundamentação teórica dos estudos realizados na pesquisa bibliográfica sobre eco-inovações e práticas sustentáveis. Assim, a análise descritiva buscou avaliar a distribuição de frequência das respostas, se estas obtiveram as medidas de tendência central e de dispersão para as variáveis escalares e distribuição de frequência para as variáveis categóricas. A análise dos dados foi realizada com base na distribuição de frequência, média, desvio padrão e variância. Também foram calculados curtose e assimetria para compreender a natureza da distribuição dos dados. Os resultados evidenciam que as empresas pesquisadas possuem maiores investimentos na área social e marketing, na percepção dos sujeitos pesquisados. Foram os tipos de eco-inovação avaliados que obtiveram as maiores médias e menores desvios padrões. Como necessidade de melhorias encontram-se a inovação em produtos como sendo a média mais baixa e com maior variância, seguido da dimensão organizacional. Portanto, a principal contribuição desse estudo consiste em conhecer o estágio de adoção de eco-inovações em empresas industriais, o que permitiu a elaboração de uma agenda de ações para contribuir na consolidação dessas práticas nas empresas brasileiras, já que no entendimento dos pesquisados, elas são fundamentais na melhoria da qualidade, da imagem e da gestão das indústrias.