ID: 53597
Autoria:
Bruno Layson Ferreira Leão, Yákara Vasconcelos Pereira Leite, Viviane Santos Salazar.
Fonte:
Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, v. 11, n. 2, p. 56-87, Maio-Agosto, 2018. 32 página(s).
Palavras-chave:
Distribuição física , RBV , Recurso competitivo , Vantagem competitiva , VRIO
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este estudo objetivou analisar se a distribuição física da empresa de laticínios pode gerar vantagem competitiva. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gestores da empresa estudada e enviados questionários a clientes varejistas de Mossoró-RN. A análise evidenciou a capacidade da distribuição de agregar valor ao cliente mantendo a precisão, agilidade, e margem mínima de erros como valores centrais. Identificaram-se os seguintes recursos competitivos: flexibilidade no fluxo das atividades, localização, sistema de ERP, pessoal e reputação. Apenas a reputação é capaz de promover vantagem competitiva sustentável, enquanto que a localização proporciona vantagem competitiva temporária e os demais recursos garantem apenas paridade competitiva.