ID: 64951
Autoria:
Murilo Zamboni Alvarenga, Marcos Paulo Valadares de Oliveira, Hélio Zanquetto Filho, Kevin C. Desouza, Paula Santos Ceryno.
Fonte:
Revista de Administração de Empresas, v. 62, n. 1, p. 1-17, Janeiro-Fevereiro, 2022. 17 página(s).
Palavras-chave:
capabilidades de resiliência , gestão de riscos , modelagem de equações estruturais , recuperação , Resiliência em cadeias de suprimentos
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
A habilidade em se recuperar de interrupções é um importante fator para as organizações e suas cadeias de suprimentos. Dados empíricos foram utilizados para investigar fatores que impactam a recuperação das cadeias de suprimentos em face de interrupções, como a colaboração, visibilidade, flexibilidade, orientação analítica e a gestão de riscos. Uma revisão de literatura foi conduzida para desenvolver o questionário que foi aplicado em indústrias de transformação do Brasil. Os métodos estatísticos utilizados incluem a análise fatorial confirmatória e a modelagem de equações estruturais. Os resultados indicam que o pacote de capabilidades em resiliência – colaboração, flexibilidade, visibilidade e orientação analítica - impacta positivamente a resiliência das cadeias de suprimentos. Assim, aprimorar essas capabilidades permitirá uma recuperação mais adequada de interrupções. Também se constatou que a gestão de riscos, sozinha, não favorece a recuperação de interrupções. Adicionalmente, existe um impacto mútuo entre as capabilidades em re siliência e a gestão de riscos.