ID: 59410
Autoria:
Camila Aparecida Fonseca Souza, David Ferreira Lopes Santos.
Fonte:
Desenvolvimento em Questão, v. 18, n. 52, p. 267-285, Julho-Setembro, 2020. 19 página(s).
Palavras-chave:
Agronegócio , Ciência, tecnologia e inovação , Ecossistema , Hélice tríplice
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Esta pesquisa explorou a relação Universidade-Empresas a partir de um estudo de caso da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), visando a entender quais os efeitos dessa aproximação no desempenho acadêmico dos docentes de uma universidade pública. Para tanto, avaliou-se comparativamente a performance de docentes com parcerias junto a instituições de mercado e aqueles que não o fazem, por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Extensão (Funep). As unidades de análise foram os docentes vinculados aos 11 Programas de Pós-Graduação da FCAV, com escopo temporal de 5 anos (2011 a 2016). As variáveis foram construídas a partir da fundamentação teórica do estudo. Os dados foram tratados mediante análise discriminante. Os 169 docentes que possuem projetos junto ao mercado constituem o Grupo 1. Os 127 que não apresentaram projetos estão no Grupo 0. Os resultados sinalizam que o envolvimento dos docentes em projetos com empresas para geração de tecnologia não concorre com os outros objetivos da FCAV. Verificou- se que em nenhuma das variáveis estudadas a produção dos docentes com recursos junto ao mercado é inferior aos que não possuem, ao contrário, para algumas variáveis, os resultados foram superiores. Constatou-se que os docentes com projetos adjuntos à Funep são os que mais captam recursos financeiros. Concluiu-se que docentes com projetos na Funep quando não mostram o mesmo desempenho daqueles que não o fazem, apresentam resultados superiores, confirmando que a relação Universidade-Empresas não compromete a produtividade acadêmica desses profissionais.