ID: 63041
Autoria:
Dayse Leticia Pereira Amâncio, Diego Costa Mendes, Simone Martins.
Fonte:
Teoria e Prática em Administração, v. 11, n. 2, p. 88-102, Julho-Dezembro, 2021. 15 página(s).
Palavras-chave:
Organizações públicas , Qualidade de vida no trabalho , QVT
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Objetivos do estudo: o presente artigo buscou identificar o atual panorama da temática qualidade de vida no trabalho (QVT) no contexto da administração pública brasileira. Metodologia/abordagem: trata-se de revisão integrativa de literatura baseada em publicações das bases de dados Spell, Web of Science e Scielo, no interstício de 2010 a 2020. Mediante aplicação de critérios para aceitação e rejeição, 21 artigos compuseram o corpus e subsidiaram as análises. Principais resultados: a partir da revisão, constatou-se que o estudo da QVT, no âmbito público, é incipiente, embora o construto seja, de modo geral, positivamente avaliado. A despeito disso, questões referentes às condições de trabalho, à remuneração e às oportunidades de crescimento ofertadas têm sido apontadas como comprometedoras da QVT. Ademais, a análise permitiu inferir a necessidade de um maior investimento na implantação de programas de QVT no setor público, que tende a contribuir para a institucionalização de políticas e práticas, potencializando as condições para manutenção/elevação tanto dos níveis de QVT dos servidores quanto da qualidade dos serviços prestados à sociedade. Contribuições acadêmicas: o resultado desta revisão tem potencial para subsidiar estudos futuros que abordem a qualidade de vida no trabalho no âmbito da administração pública. Contribuições práticas: é também possível que o estudo gere reflexões que contribuam positivamente com a gestão da QVT no setor público, o que poderia propiciar bem-estar aos servidores que, por sua vez, tenderiam a exercer suas funções com mais afinco. Destaca-se, ainda, a probabilidade desse comprometimento se refletir no nível de satisfação dos cidadãos-usuários do serviço público.