ID: 38354
Autoria:
Mário Teixeira Reis Neto, Patrícia de Souza Braz, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque Maranhão, Georgina Alves Vieira da Silva, Cláudia Aparecida Avelar Ferreira.
Fonte:
Revista ADM.MADE, v. 19, n. 2, p. 84-106, Maio-Agosto, 2015. 23 página(s).
Palavras-chave:
gestão de pessoas , qualidade de vida , qualidade de vida no trabalho , responsabilidade social empresarial
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O estudo teve como objetivo descrever as interações e as independências existentes entre qualidade de vida, qualidade de vida no trabalho e responsabilidade social, em suas causas e efeitos, em uma empresa do ramo da construção civil, que desenvolve responsabilidade social empresarial, na região metropolitana da cidade mineira de Belo Horizonte. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, qualitativa, por meio da aplicação de entrevista estruturada, nos domicílios, com os familiares dos trabalhadores da empresa em estudo, que recebiam até quatro salários-mínimos. A análise teve como base o modelo de qualidade de vida (WHOQOL-100), o modelo de Walton e a pesquisa documental para responsabilidade social. Participaram do estudo 40 famílias, 25,4% dos entrevistados ganham até 1 salário mínimo, 37,4%, de 1 a 2 salários mínimos, 15,8%, de 2 a 3 salários mínimos e 21,4%, de 3 a 4 salários mínimos. Os achados corroboram os estudos que apontam relações da responsabilidade social ligadas à qualidade de vida no trabalho e ao impacto positivo na qualidade de vida dos trabalhadores e familiares. Notou-se, ainda, que a falta de qualidade de vida afeta a qualidade de vida no trabalho e a capacidade produtiva dos trabalhadores.