ID: 42605
Autoria:
Ronaldo José Seramim, Loreni Teresinha Brandalise.
Fonte:
Revista de Gestão Social e Ambiental, v. 10, n. 2, p. 19-36, Maio-Agosto, 2016. 18 página(s).
Palavras-chave:
ACV , Consumidor ecológico , Meio ambiente , Percepção ambiental
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este estudo buscou identificar o grau de percepção do consumidor em relação às questões ambientais ao longo da Análise do Ciclo de Vida do produto (ACV) à base de Chá Mate. Para isso, o modelo Vapercom de Brandalise (2008) foi adaptado e aplicado ao público consumidor de chá mate gelado “Xima”, produzido por uma indústria localizada no município de Laranjeiras do Sul, Paraná. Esse modelo possibilita à organização desenvolver ações sobre a gestão do produto na ótica da redução, reutilização e possibilidade de reciclagem. A metodologia é quanti e qualitativa, aplicada a uma amostra de 138 potenciais consumidores do produto em um processo que envolveu a caracterização do produto e do público pesquisado, identificação da percepção ambiental, do consumo ecológico e das etapas ACV. Ao final foi possível descrever a importância para organizações em aplicar o modelo e obter maior conhecimento sobre sua clientela, propiciando ações norteadas pela conduta do consumidor em relação ao produto. Os principais resultados indicam que a organização deve desenvolver ações mercadológicas para informar as fortes características ecológicas presentes no produto, pouco percebidas pelos consumidores.