ID: 46085
Autoria:
Sergio Santoro, Diógenes de Souza Bido.
Fonte:
Revista Eletrônica Gestão e Serviços, v. 8, n. 1, p. 1878-1901, Janeiro-Junho, 2017. 24 página(s).
Palavras-chave:
Desenvolvimento de competências gerenciais , Estratégias de aprendizagem no trabalho , Instituição financeira pública
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
Este artigo tem como objetivo geral identificar a relação entre as estratégias de aprendizagem informal no trabalho com o desenvolvimento de competências gerenciais em uma instituição financeira pública. Por conseguinte, três objetivos específicos foram definidos: a) analisar as estratégias de aprendizagem informal no trabalho usadas por gerentes de diferentes áreas de uma mesma instituição financeira pública; b) relacionar tais estratégias de aprendizagem informal no trabalho com o desenvolvimento de competências gerenciais; e c) verificar se gerentes de áreas diversasutilizam as mesmas estratégias de aprendizagem informal no trabalho, resultando no desenvolvimento de competências gerenciais.O tipo de metodologia utilizado foi de caráter qualitativo, de natureza exploratória, realizado em um banco público, tendo como participantes da pesquisa seis gerentes de áreas distintas. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas, que enfatizaram as estratégias de aprendizagem informal no trabalho, procurando relacioná-las com competências gerenciais. Os resultados obtidos indicam que as estratégias de aprendizagem identificadas, como a consulta a materiais de apoio, busca por ajuda interpessoal, aplicação prática, reflexões intrínseca e extrínseca e reprodução estão diretamente ligadas ao aprimoramento de habilidades técnicas, humanas e conceituais em nível gerencial.