ID: 45709
Autoria:
Maria Aparecida Muniz Jorge Dias, Renata Simões Guimarães e Borges.
Fonte:
Revista de Administração Mackenzie, v. 18, n. 2, p. 104-129, Março-Abril, 2017. 26 página(s).
Palavras-chave:
Desempenho , Desempenho de equipes , Estilos de liderança , Gestão de pessoas , Liderança
Tipo de documento: Artigo (Inglês)
Ver Resumo
Objetivo: - O objetivo desta pesquisa é analisar, no setor público, como o desempenho das equipes é influenciado pelos estilos de liderança, confrontando a perspectiva dos líderes com a dos liderados. Originalidade/lacuna/relevância/implicações: - A principal contribuição deste estudo é comparar as perspectivas dos líderes e dos liderados, relacionando o nível de desempenho das equipes de trabalho com o estilo de liderança no setor público. Esta pesquisa oferece dados empíricos que podem auxiliar os gestores no desenvolvimento de políticas e práticas de gestão de pessoas voltadas para o desenvolvimento de lideranças e redução da lacuna entre líderes e liderados. Principais aspectos metodológicos: - Realizou-se uma pesquisa com 315 servidores do poder executivo do estado de Minas Gerais. Foram aplicados questionários padronizados baseados em instrumentos amplamente testados. Síntese dos principais resultados: - Os resultados indicam que, para os líderes, o estilo de liderança transformacional é responsável pelo elevado desempenho das equipes, confirmando a literatura sobre liderança. Na perspectiva dos liderados, o alto desempenho é resultante da liderança transacional, isto é, o líder negociador é preferido ao líder motivador. Finalmente, foi possível identificar ainda que os níveis de desempenho medidos pelo governo são superestimados quando confrontados com a medição realizada pelos pesquisadores. Principais considerações/conclusões: -A dinâmica de gestão de pessoas por resultado na administração pública reforça comportamentos que exigem líderes transacionais para garantir o desempenho das equipes, contrariando a teoria sobre estilos de liderança e desempenho. No entanto, quando o gestor é promovido, as características transformacionais parecem ser mais indicadas para melhorar o desempenho das equipes de gestores.