ID: 51504
Autoria:
Gislainy Laíse da Silva, Luiz Mendes Filho.
Fonte:
Revista Acadêmica do Observatório de Inovação do Turismo, v. 12, n. 1, p. 22-44, Janeiro-Junho, 2018. 23 página(s).
Palavras-chave:
consumidores , internet , meios de hospedagem , on-line Travel Agencies
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Atualmente, grande parcela dos clientes que fazem uso das On-line Travel Agency (OTA) é de jovens, pelo fato de eles terem facilidade de adaptar-se ao inovador. Porém se sabe que a internet já atinge quase todas as idades, e não se sabe, ao certo, qual é o perfil desse consumidor. Nessa perspectiva, no presente estudo, objetiva-se descrever e analisar o perfil e a frequência de uso das OTA’s por consumidores na rede hoteleira de Natal (Rio Grande do Norte). A pesquisa, caracterizada como exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa, foi aplicada a 131 consumidores em hotéis localizados no bairro de Ponta Negra, em Natal. A análise foi realizada por meio de estatísticas descritivas para examinar os objetivos traçados pela pesquisa. Entre os principais resultados, foi possível verificar que, em relação ao perfil dos entrevistados, existe uma prevalência do gênero masculino e, no tocante à idade, os consumidores são considerados adultos, não tão jovens (25 a 34 anos) e adultos com certa experiência com compras on-line (35 a 44 anos). Caracterizam-se por ter um alto nível de escolaridade e uma renda considerada elevada. Verifica-se que a maioria dos respondentes faz parte do grupo dos consumidores ocasionais, seguidos dos moderados, e um pequeno número do grupo dos consumidores frequentes. Além disso, a maioria dos consumidores de OTA’s não fez a utilização do conteúdo gerado pelo usuário para trocar reservas de hospedagem.