ID: 51419
Autoria:
Sandra Rolim Ensslin, Barbara Gonçalves Amaral, Sandra Mara Iesbik Valmorbida, Ademar Dutra.
Fonte:
Revista Ibero-Americana de Estratégia, v. 17, n. 4, p. 90-110, Outubro-Dezembro, 2018. 21 página(s).
Palavras-chave:
Abordagem Construtivista , Capacitação , Educação a Distância , Evasão , Gestão Pública
Tipo de documento: Artigo (Português)
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OBJETIVO: Este artigo tem como objetivo construir um modelo construtivista que subsidie a gestão dos cursos de capacitação, via Moodle, ofertados pela Escola Virtual de Administração Pública, do Estado de Santa Catarina (SEA-SC), no que se refere ao combate à evasão dos servidores matriculados. METODOLOGIA/ABORDAGEM: Adotou-se a metodologia Multicritério de Apoio à Decisão-Construtivista (MCDA-C) para subsidiar a construção do modelo com base na perspectiva dos decisores (Diretora da Escola e Administrador da SEA). Para a seleção do aporte teórico, utilizou-se o Knowledge Development Process-Constructivist (ProKnow-C). Os pesquisadores adotaram uma abordagem epistemológica Construtivista. ORIGINALIDADE/RELEVÂNCIA: Na literatura sobre capacitação a distância, observa-se uma lacuna de um processo para avaliar a evasão nesses cursos e, consequentemente, auxiliar o processo decisório dos seus gestores e planejadores. PRINCIPAIS RESULTADOS: Com base na geração de conhecimento dos gestores, apontam-se estes resultados: (i) 13 aspectos foram considerados como necessários e suficientes para avaliar o desempenho dos cursos de capacitação, via Moodle, e para estes, escalas ordinais foram construídas e seus níveis de referência foram definidos; (ii) o statu quo nos 13 indicadores do modelo ad hoc foi identificado; (iii) a área ‘Gestão da Evasão’ evidenciou a necessidade de ações de melhoria nestes aspectos: existência de tutoriais e inscrições simultâneas em múltiplos cursos; e (iv) algumas divergências entre os aspectos (indicadores) propostos pela literatura e os considerados relevantes pelos gestores; característica das investigações norteadas pela abordagem qualitativa e epistemologia construtivista. CONTRIBUIÇÃO TEÓRICA/METODOLÓGICAS: Este artigo apresenta a dualidade sobre a compreensão do processo e os fatores de evasão dos cursos de capacitação entre literatura e percepção empírica. Assim, evidencia como uma condução em bases construtivistas por considerar os valores, objetivos e percepções do contexto pode resultar em um instrumento (modelo) legítimo.