ID: 57966
Autoria:
Déborah Luiza Marcon, Amélia Silveira, Jucélia Appio Frizon.
Fonte:
Revista de Administração FACES Journal, v. 19, n. 1, p. 64-79, Janeiro-Março, 2020. 16 página(s).
Palavras-chave:
Acesso à educação empreendedora , Fatores comportamentais , Fatores sociodemográficos , Intenção empreendedora
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Muitos são os fatores que determinam a decisão dos indivíduos de iniciar um empreendimento. Neste sentido, o artigo busca analisar a influência de fatores sociodemográficos e comportamentais sobre dois grupos de indivíduos: os que possuem intenção de empreender e os que não possuem intenção de empreender. O estudo caracteriza-se como quantitativo e descritivo, adotando questionário e método de regressão logística. A amostra considerou 371 estudantes universitários de cursos de graduação em Administração, de 11 instituições de ensino superior, localizadas na região sudoeste do Paraná. Este tem sido o delineamento da maioria das pesquisas realizadas, nesta temática de interesse (RUEDA; MORIANO; LIÑÁN, 2015). Os resultados indicam que os fatores comportamentais são os que possuem maior poder de explicação nas intenções empreendedoras. Em seguida, destacam-se os fatores referentes ao acesso à educação para o empreendedorismo e a atividade profissional atual. Gênero, familiar empreendedor e renda não se mostraram significativos no modelo adotado.