ID: 52553
Autoria:
Jéssica Moliterno Genú, Carla Regina Pasa Gómez, Henrique Muzzio.
Fonte:
Revista Interdisciplinar de Gestão Social, v. 7, n. 3, p. 83-106, Setembro-Dezembro, 2018. 24 página(s).
Palavras-chave:
Criatividade , Empreendedorismo , Empreendedorismo Social , Inovação , Inovação Social
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
As adversidades sociais presentes na contemporaneidade colaboram para o surgimento de ações no campo social que buscam minimizar os efeitos negativos do sistema econômico vigente. Neste contexto, a criatividade social emerge como um meio para alcançar tal propósito. A partir de manifestos criativos, muitos empreendedores sociais fomentam inovações em prol da geração de impacto social significativo, entretanto, apesar da relevância atribuída a tais empreendedores, o Brasil ainda carece de pesquisas acerca do Empreendedorismo Social (ES). Assim, o objetivo deste trabalho consiste na análise dos fatores relacionais – experiência, motivação e habilidade criativa propostos por Amabile (1997) – em um empreendimento social incubado, realizando-se, para isso, uma pesquisa qualitativa exploratória descritiva. Os resultados confirmam que o empreendedor social necessita ser criativo para se manter atuante e que os fatores relacionais podem colaborar para o desenvolvimento da criatividade.