ID: 63071
Autoria:
Marcia Costa de Sant’anna, Alexandre Nascimento de Almeida.
Fonte:
Administração Pública e Gestão Social, v. 13, n. 3, p. 1-20, Julho-Setembro, 2021. 20 página(s).
Palavras-chave:
desigualdade social , gestão pública , gestão universitária
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Objetivo da pesquisa: O objetivo da pesquisa é analisar os processos de trabalho dos assistentes sociais na assistência estudantil da UnB. Enquadramento teórico: Na última década ocorreu uma expansão e democratização das vagas no ensino superior público do Brasil. Essa expansão ampliou o número de estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, demandando uma ampliação nos programas de assistência estudantil. Entretanto, o crescimento da assistência estudantil nas universidades não tem sido compatível com sua demanda, gerando problemas de gestão e falta de recursos e infraestrutura. Metodologia: Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionário semiaberto para a equipe de assistentes sociais em um estudo de caso para a UnB. O instrumental analítico foi a análise de cluster. Resultados: Os resultados desta pesquisa indicaram que existem poucos fatores positivos nos processos de trabalho na assistência estudantil da UnB, sugerindo a necessidade de intervenções em diferentes aspectos, a fim de acompanhar as transformações ocorridas nas universidades públicas brasileiras. Originalidade: O tema (processos de trabalho da assistência estudantil) e a abordagem da pesquisa (percepção dos assistentes sociais) são pouco explorados na literatura nacional e internacional. Contribuições teóricas e práticas: O estudo contribui para verificação empírica da teoria que cerca os modelos de administração pública e apresenta resultados práticos para a gestão da assistência estudantil, constatando o descompasso entre a demanda gerada pelas políticas de inclusão na UnB e os recursos financeiros e humanos para implementação dessas políticas, bem como aspectos a serem melhorados no que tange ao planejamento, ao treinamento e à comunicação no trabalho da assistência estudantil na UnB.