ID: 7984
Autoria:
Edmur Caniato Arantes, Nelson Roberto Furquim.
Fonte:
InternexT - Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM, v. 6, n. 2, p. 116-137, Julho-Dezembro, 2011. 22 página(s).
Palavras-chave:
Expansão , Inovação , Internacionalização
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
O propósito deste estudo é discutir como as estratégias de inovação e internacionalização adotadas por um grupo multinacional, direcionaram e impactaram o seu processo de crescimento corporativo. As contextualizações históricas e geográficas também permearam e influenciaram esse processo. Foram consideradas ainda nesse contexto, as estratégias adotadas para a inclusão da empresa no mercado brasileiro. Para a condução do estudo, inicialmente foi contemplada uma fundamentação teórica relativa a aspectos de crescimento, inovação e internacionalização de empresas. No que tange à abordagem empírica deste estudo, foi considerada a atuação do Grupo Geberit no mercado de tecnologia sanitária, com o objetivo de analisar o impacto das várias estratégias adotadas pela empresa em seu processo de expansão. A partir da análise do processo de evolução da empresa, foi observado que o crescimento da empresa se deu por meio de estratégias de diversificação, valendo-se ainda de estratégias ofensivas de inovação. No tocante ao crescimento por meio de internacionalização, isto ocorreu após consolidação no mercado de origem, observando-se a complexidade organizacional interna, necessária para adequação da empresa aos diferentes mercados.