ID: 48238
Autoria:
Karla Dayane Bezerra Cruz, Laise Cristina Lima Pereira.
Fonte:
RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 16, n. 3, p. 1035-1058, Setembro-Dezembro, 2017. 24 página(s).
Palavras-chave:
Estratégia empresarial , Franquia , Mercado local , Modelo RBV , Vantagem competitiva
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
Neste artigo teve-se como objetivo explorar o estudo do modelo Resource Based View (RBV) aplicado em uma Franquia de chocolates finos – Cacau Show – localizada no Município de Currais Novos, RN. Buscou-se identificar os recursos que geram vantagem competitiva para a Franquia a partir de um questionário fechado aplicado à gestora e aos clientes, com base no modelo RBV apresentado por Barney (2007), e que estão alinhados às escolhas dos clientes que compram na referida Franquia. A metodologia utilizada foi do tipo descritivo com enfoque quantitativo, cuja necessidade foi analisar as opiniões variáveis sobre os recursos: valor, humano, físico e organizacional, de forma que os resultados obtidos forneceram maior relação nos recursos humano e organizacional, que favoreceram a vantagem competitiva, principalmente no que se refere à qualidade no atendimento e dos produtos, além do acompanhamento das tendências do mercado. Os recursos de menor similaridade são: valor e físico, visto que os clientes não se expressaram exigentes nos aspectos localização e tecnologia da franquia, iluminação da loja e layout da empresa, tornando-se reais balizadores de sucesso, já que para o gestor essas condições são de extrema importância; por outro lado, os clientes são exigentes nos quesitos limpeza do ambiente, variedades de produtos e espaço físico, sendo estes, portanto, recursos que devem ser priorizados a fim de favorecer o destaque da Cacau Show no segmento de chocolates finos no mercado local.