ID: 52556
Autoria:
Cristiane Marques de Mello, Luciano Rossoni.
Fonte:
Revista Interdisciplinar de Gestão Social, v. 7, n. 3, p. 133-157, Setembro-Dezembro, 2018. 25 página(s).
Palavras-chave:
Capital Social , Confiança , Relações Interorganizacionais , Setor Moveleiro
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A confiança é considerada como um meio eficaz para coordenar as expectativas e a interação nas relações entre atores individuais e/ou atores coletivos, e não como uma atitude ou estado de espírito de um indivíduo, e é nessa visão que o presente trabalho está pautado. O objetivo principal deste trabalho é compreender como o capital social imerso nas relações interorganizacionais condiciona as relações de confiança entre as empresas. O estudo caracteriza-se como qualitativo e inclui a utilização de um roteiro de entrevistas. As unidades de análise do estudo foram indústrias de móveis localizadas na região norte do Estado do Paraná (em Arapongas), e na região norte do Estado do Espírito Santo (em Linhares). Os resultados apontam que o capital social pode atuar como antecedente das relações e, também, como facilitador da construção e manutenção da relação de confiança entre as empresas. O capital social reforça a confiança à medida que recursos são trocados entre atores sociais e novas interações são realizadas, ao passo que a relação de confiança favorece a formação do capital social, no sentido de que quanto mais eu confio no parceiro maior também a probabilidade de aumentar o capital social.