ID: 63575
Autoria:
Diego Mota Vieira, Laianne Gonçalves Fonseca.
Fonte:
Revista Brasileira de Marketing, v. 20, n. 3, p. 144-172, Julho-Setembro, 2021. 29 página(s).
Palavras-chave:
Comportamento de descarte do consumidor , Dissonância pós-descarte , Valor emocional , Valor hedônico
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Objetivo: Analisar os fatores que influenciam o comportamento de descarte de bens de valor emocional e hedônico e suas consequências para o consumidor. Método: Esta pesquisa possui natureza qualitativa. Os dados foram coletados a partir de entrevistas em profundidade e foram submetidos à análise de conteúdo. Originalidade/Relevância: Há poucas pesquisas sobre comportamento de descarte. Dentre elas, a maioria está focada em bens utilitários, tais como eletrônicos. Por sua vez, este estudo foca no descarte de bens de valor emocional e hedônico, um processo que é mais complexo, dado o envolvimento do consumidor com o objeto. Verificou-se a implicação da decisão de descarte em processos decisórios de compras futuras. Resultados: Os resultados estão definidos a partir das seguintes categorias: alternativas de descarte, significados e sentimentos associados aos bens de valor emocional e hedônico, motivações e fatores de influência para o descarte de bens dessa natureza e sentimentos pós-descarte. As alternativas de descarte identificadas foram: doar, trocar, vender, guardar, jogar no lixo ou reutilizar. A opção de descarte é pautada por fatores intrínsecos, atributos tangíveis e intangíveis do produto e fatores situacionais. Foram identificados significados e sentimentos associados a esses bens, como nostalgia, apego, fantasia e amor. Dependendo da alternativa de descarte, o consumidor experimentará sentimentos positivos ou dissonância pós-descarte, manifestada como arrependimento, lamentação, insegurança e ansiedade. Contribuições teóricas/metodológicas: Identificação de novas categorias na análise do comportamento de descarte dos consumidores em relação aos bens de valor emocional e hedônico. Além de implicações do descarte em outras etapas do processo decisório do consumidor (busca de informações internas pré-compra e compra per se). Definição do sentimento de dissonância pós-descarte.