ID: 62200
Autoria:
Déborah Luiza Marcon, Amélia Silveira, Jucélia Appio Frizon.
Fonte:
Revista de Gestão e Secretariado, v. 12, n. 1, p. 178-204, Janeiro-Abril, 2021. 27 página(s).
Palavras-chave:
Intenção Empreendedora , Teoria do Comportamento Planejado (TCP) , Teoria dos Valores Humanos (THV)
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Baseando-se na Teoria do Comportamento Planejado (TCP), de Ajzen (1991), e na Teoria dos Valores Humanos (THV), de Schwartz (2001), objetivou-se mensurar a influência do comportamento planejado e dos valores humanos na intenção empreendedora (IE) de estudantes universitários. O método foi quantitativo e o delineamento descritivo. A amostra abrangeu os discentes do 3° e 4° anos de 11 cursos de graduação em Administração, no Sudoeste do Paraná, Brasil. A coleta de dados utilizou: Questionário de Intenção Empreendedora (QIE), de Liñán e Chen (2009); Questionário de Perfis de Valores (PVQ), de Schwartz (2001); três itens da Escala de Intenção Empreendedora, de Thompson (2009); e Questionário Sociodemográfico. Por meio da análise de Regressão Linear Múltipla os resultados da TCP evidenciaram que o constructo Atitudes Pessoais foi o mais influente na IE, em relação aos demais. Percepção de Controle do Comportamento posicionou-se em segundo lugar. Para os constructos da THV, os valores de autopromoção se mostraram significativos, influenciando positivamente na IE dos alunos. O modelo baseado na TCP explicou 51,1% da variância na IE e modelo da THV explicou 51,8% da variância, constituindo-se em valores médios. A adoção conjunta dos dois modelos permitiu complementação e ampliação da perspectiva teórica de mensuração da IE. Permitiu evidenciar o interesse dos alunos pela carreira empreendedora, por meio de Atitudes Pessoais, Percepção de Controle de Comportamento e Valores Humanos. Essa perspectiva é nova, inédita e original. Há necessidade das IES pesquisadas se voltarem para a adoção efetiva da educação empreendedora, em função do interesse manifestado pelos alunos.