ID: 60520
Autoria:
Conceição de Maria Pinheiro Barros, José Nardel Oliveira da Silva, Letícia Santos da Rocha.
Fonte:
Revista de Gestão e Secretariado, v. 11, n. 3, p. 47-73, Setembro-Dezembro, 2020. 27 página(s).
Palavras-chave:
Didática de ensino , Docência em Secretariado Executivo , Educação superior
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A docência na educação superior emerge como área de atuação secretarial e evidencia desafios relacionados ao domínio de conhecimentos pedagógicos. Esta pesquisa tem como objetivo analisar as percepções de discentes de Secretariado Executivo sobre as práticas de ensino de docentes-secretários executivos. Realizou-se uma pesquisa qualitativa e descritiva com a participação de 46 estudantes do curso de Secretariado Executivo de uma Universidade Federal do Nordeste. A coleta de dados foi realizada em dois momentos. O primeiro utilizou a aplicação de questionário. Na segunda fase, recorreu-se à técnica de entrevista. A interpretação dos dados foi feita por meio da análise de conteúdo. Os resultados denotaram que a didática de ensino aplicada pelos professores secretários executivos visa estratégias participativas e inclusivas, bem como uma fusão entre o mundo real e as leituras, ao englobar experiências reais. A atuação de docentes-secretários contribui para a construção de conhecimentos específicos e para a relação professor-aluno. Porém, a didática aplicada por secretários executivos que se tornam docentes é marcada por diversos desafios oriundos da ausência de uma formação pedagógica. Na perspectiva dos discentes, ainda existem desafios a serem superados em relação às estratégias, a fim de que promovam um ensino que atenda às necessidades dos educandos.