ID: 65111
Autoria:
Geison Calyo Varela de Melo, Mariza Camila de Miranda, Sandra Maria dos Santos, Ana Maria Fontenelle Catrib, Augusto Cezar Aquino Cabral.
Fonte:
Revista Organizações em Contexto, v. 17, n. 34, p. 303-327, Julho-Dezembro, 2021. 25 página(s).
Palavras-chave:
Ciências Contábeis , Desempenho Acadêmico , Perfil Discente
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Nas últimas décadas, as discussões sobre desempenho acadêmico no ensino superior foram acentuadas e cada vez mais, buscou- -se analisar as variáveis que exercem influência no processo de avaliação, dentre elas, variáveis ligadas ao perfil discente. Dessa forma, o objetivo da pesquisa é identificar a relação entre o perfil discente e o desempenho acadêmico dos cursos de Ciências Contábeis das Universidades Federais Brasileiras. Para tanto, foi desenvolvido um estudo descritivo, explicativo, quantitativo e documental, com um total de 40 cursos de Ciências Contábeis das Universidades Federais e 11.566 discentes que se submeteram ao ENADE nos últimos três triênios de avaliação, referentes aos anos de 2012, 2015 e 2018. Pelos resultados, foi possível traçar um perfil sociodemográfico (sexo masculino, faixa etária entre 21 e 30 anos, brancos, trabalham integralmente e possuem renda entre 3 a 4,5 salários mínimos) e escolar (estudaram todo o ensino médio em escola pública tradicional, os pais possuem escolaridade de ensino médio e se dedicam entre uma e três horas de estudo fora de sala de aula) dos discentes. Infere-se ainda, que essas variáveis analisadas estão relacionadas significativamente e são consideradas como influenciadoras do desempenho acadêmico dos cursos de Ciências Contábeis das universidades federais brasileiras.