ID: 48278
Autoria:
Milena Fernandes Diana, Marco Antonio Conejero, Eduardo Roque Mangini.
Fonte:
Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 11, n. 3, p. 54-67, Setembro-Dezembro, 2017. 14 página(s).
Palavras-chave:
Gestão de Marketing , MPE , Setor Imobiliário , Sistema de Informação de Marketing
Tipo de documento: Artigo (Português)
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As micro e pequenas empresas (MPE) sofrem de maneira mais profunda as mudanças ambientais comparativamente às grandes empresas. Isso, pois, possuem na sua maioria gestão informal e a falta de habilidades administrativas e mercadológicas. Então, para que a MPE possa reagir rapidamente às mudanças do ambiente, é importante não apenas ter as ferramentas estratégicas adequadas, mas também o conhecimento sobre como aplicá-las. O objetivo desse artigo é responder a seguinte questão de pesquisa: Como um Sistema de Informação de Marketing (SIM) pode servir de instrumento para o processo de tomada de decisão mercadológica em uma MPE? Para tanto, foi realizado um estudo de caso com uma MPE do setor imobiliário que faz uso do SIM no processo de tomada de decisão. Pode-se verificar que o SIM: (i) evita que informações importantes sejam suprimidas e reduz o número de decisões tomadas com base em intuições ou experiências; (ii) permite monitorar os resultados da empresa e do ambiente externo, priorizar ações de marketing e alocar melhor os recursos; e (iii) ajuda a empresa a conhecer melhor seus clientes e a construir compostos de marketing que possam satisfazer suas necessidades.