ID: 53851
Autoria:
Paulo Vitor Souza de Souza, Luciana da Silva Moraes Sardeiro.
Fonte:
Sociedade, Contabilidade e Gestão, v. 14, n. 2, p. 100-123, Maio-Agosto, 2019. 24 página(s).
Palavras-chave:
Avaliação no Ensino Superior , Conceito Preliminar de Curso , Enade , Exame de Suficiência , Qualidade dos Cursos
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O presente estudo objetivou verificar a relação existente entre o Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade com os insumos que constituem o Conceito Preliminar de Curso. Foram coletados os dados referentes aos aprovados no Exame de Suficiência na primeira edição de 2017, juntamente com os dados sobre o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e Conceito Preliminar de Curso (CPC), publicados em 2017. O modelo usado para obtenção dos resultados foi de regressão múltipla linear. A amostra foi composta por um total de 761 Instituições de Ensino Superior (IES), que oferecem o curso de Ciências Contábeis no Brasil. Os resultados evidenciam relação positiva e significativa do exame de suficiência no que tange ao desempenho discente no ENADE; quantidade de docentes mestres e doutores; infraestrutura e instalações físicas; e instituição pública de ensino superior. Os resultados denotam relação negativa no que se refere ao regime de trabalho parcial ou integral e organização didático-pedagógica. Os resultados deste trabalho contribuem para um maior entendimento dos fatores que influenciam o grau de aprovação dos concluintes no exame de suficiência contábil, uma vez que estudos anteriores não relacionam a influência de um conjunto de aspectos que repercutem nos resultados do Exame de Suficiência Contábil, por conta da ausência de dados disponíveis para pesquisa; ou porque a relação dos dados do Exame de Suficiência com cada um dos insumos que constituem a avaliação do Conceito Preliminar de Curso não possui uma gama de investigações presentes na literatura.