ID: 58439
Autoria:
Ester Eliane Jeunon, Jose Edson Lara, Edna Maria Pires.
Fonte:
Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde, v. 16, n. 3, p. 67-84, Julho-Setembro, 2019. 18 página(s).
Palavras-chave:
Comportamento do Consumidor , Preferência de compra , Varejo
Tipo de documento: Artigo (Português)
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'Fundamento do estudo': O tema da preferência de compras tem demonstrado grande importância, tanto na literatura acadêmica, quanto na executiva. Objetivo: Analisar os atributos para a preferência de compras em drogarias, na perspectiva de clientes e profissionais da área. 'Metodologia': Realizou-se pesquisa descritiva na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em 2019. Na qualitativa foram entrevistadas 16 profissionais e na quantitativa fez-se um levantamento com 468 compradores. 'Resultados': Os resultados identificaram a hierarquia de importância dos atributos, sendo o principal, o Preço. Mostraram ainda como as variáveis: gênero, idade, renda, ocupação e residência em zona urbana ou rural influenciam os clientes. As mulheres relevaram o Atendimento, Televendas e Entrega domiciliar, Variedade de Produtos de higiene e beleza e Proximidade de casa. Os participantes de baixa renda avaliaram quase todos os atributos como abaixo da média, inclusive Preço e Atendimento. Consideraram importantes os atributos Formas de pagamento, Televendas e Entrega em domicílio. Os respondentes com alta renda valorizam mais os atributos de conveniência. 'Contribuições teóricas/metodológicas': O artigo revisita e contrasta teorias clássicas de atitude e preferências dos consumidores no varejo farmacêutico. Contribuições organizacionais: Conteúdos relevantes para a tomada de decisões.