ID: 30822
Autoria:
Pollyanna Gerola Giarola, Gabriela Gonçalves Silveira Fiates, Ademar Dutra, Cristina Martins, Maria Silene Alexandre Leite.
Fonte:
Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 7, n. 2, p. 41-60, Abril-Junho, 2013. 20 página(s).
Palavras-chave:
Bibliometria , Empreendedorismo , Inovação , Universidades
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este artigo tem como objetivo investigar a produção científica realizada até o ano de 2013 acerca do empreendedorismo inovador gerado pelas universidades. Trata-se de um estudo bibliométrico, de natureza descritiva, com abordagem quantitativa a partir de uma pesquisa documental. Foram analisados como amostra final 165 trabalhos, originários da base de periódicos Ebsco, Scielo, anais dos eventos Anpad e Anprotec, além de teses e dissertações do banco da Capes e Domínio Público. Como resultados destacam-se: (i) o número máximo de publicações por autor sobre o tema empreendedorismo inovador, foi de quatro trabalhos; (ii) o melhor capital social nas redes de colaboração apresentou 8 conexões, (iii) somente 4 orientadores acompanharam o desenvolvimento de mais do que um trabalho; (iv) o ano de 2010 foi o ano mais produtivo em termos de publicações sobre o tema, com um total de 24 trabalhos; (v) observa-se que Santa Catarina (por meio da UFSC, FURB e Fundação CERTI) concentra a maioria dos trabalhos, totalizando 12 publicações; (vi) o nível de ensino com maior número de publicações é o de mestrado acadêmico, englobando 81% do total de trabalhos encontrados; (vii) apesar de no ano de 2010 a Anpad - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - ter se sobressaído, no geral a Anprotec aparece com mais publicações; (viii) apesar do número expressivo final de trabalhos encontrados, após a leitura final percebeu-se que ainda existem lacunas teóricas que podem ser respondidas em pesquisas posteriores, por exemplo, não houve em nenhum dos trabalhos uma avaliação dos resultados do processo de desenvolvimento de competências empreendedoras, no sentido de avaliar sua eficácia, sendo esta uma oportunidade para aprofundamento futuro. O intuito desta pesquisa infere que a representatividade da temática no contexto acadêmico contribui para o avanço e para a expansão do conhecimento na área do empreendedorismo e inovação, além de dar maior visibilidade do que vem sendo produzido acerca do processo de empreendedorismo inovador ao longo dos anos.