ID: 54526
Autoria:
Carlos Alberto Ribeiro Oliveira Pinto Junior, Luiz Rodrigo Cunha Moura, Cristiana Trindade Ituassu, Poueri do Carmo Mário.
Fonte:
Sociedade, Contabilidade e Gestão, v. 14, n. 3, p. 1-21, Setembro-Dezembro, 2019. 21 página(s).
Palavras-chave:
Dimensões da imagem , Imagem , Imagem do contabilista , Imagem profissional , Profissional de Contabilidade
Tipo de documento: Artigo (Inglês)
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O objetivo desta pesquisa foi descrever a imagem da profissão do contador em empresas de pequeno e médio porte, por meio da análise das dimensões funcional, cognitiva, emocional e simbólica, para a qual optou por uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Foram entrevistadas 20 pessoas, 5 contadores, 1 coordenador de curso, 9 empresários, 2 membros do Conselho Regional de Contabilidade e 3 professores de contabilidade. Por meio da análise de conteúdo, identificou-se que os contadores veem sua profissão como pouco valorizada no mercado; no entanto, em ascensão. Além disso, eles vêem mudanças na legislação como uma oportunidade de mudança na imagem de sua profissão. Os empreendedores consideram a contabilidade como um elo entre as empresas e o governo: necessário, obrigatório e capaz de resolver suas obrigações burocráticas. Uma das contribuições desta pesquisa é apresentar um aprofundamento do conhecimento da imagem do contador, considerando vários stakeholders. Considerando as implicações gerenciais, os contadores, professores e o Conselho Regional de Contabilidade precisam trabalhar na imagem da profissão para modificá-la, mostrando a real importância do profissional contábil para a continuidade e o crescimento das empresas. As contas podem procurar melhorar pontos como atendimento ao cliente, organização do escritório e atualização constante da legislação.